NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIOS
Cadastre-se   
Notcias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Poltica de Privacidade   
Links teis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotrico   
Jogos Online   
Culinria   
   O BAIRRO
Pirituba News   
Histria do bairro   
Parques   
Reparties   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancria   
Bairros de Pirituba   
Postos de Sade   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estao Pirituba   
Itinerrios de nibus   
   NOTCIAS
Colunas   
Notcias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
ltimas Notcias   
Vida Digital   
Finanas Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
Untitled Document
::: Histórico de Pirituba
 

Pico do Jaraguá ainda guarda tesouros

 

O local onde está o Parque Estadual do Jaraguá era uma grande fazenda, que teve diversos donos até ser adquirida pelo governo estadual em 1940. O parque foi constituído em 1961, como área de conservação, e tombado em 1994 pela Unesco, como patrimônio da humanidade. São 493 hectares de área, dos quais 34 hectares dedicados ao turismo. Além do Pico do Jaraguá, com 1.135 metros de altitude, há o do Papagaio, com 1.127 metros.

O parque é uma das principais áreas remanescentes de Mata Atlântica, com diversas variedades de plantas – com destaque para bromélias e orquídeas – e animais – como macacos, pássaros, cobras e até uma espécie de morcego ameaçada de extinção.

A estrutura do parque conta com lanchonetes, pátios, mirantes, quiosques, além de trilhas para os mais dispostos a aventuras. No sopé, o casarão de Afonso Sardinha foi reformado e transformado em albergue. Lá, ainda se encontra um tanque para lavagem de ouro, testemunha da história do Pico.

História que é misturada na paisagem às antenas de rádio e televisão. Os transmissores foram instalados na década de 1950, mas boa parte está desativada, devido às mudanças tecnológicas. Ainda assim, o local é um ponto importante para retransmissão de sinal para o interior paulista e Rio de Janeiro, além de sistemas de rádio-comunicação das polícias civil e militar, Exército e outros.

A chegada ao parque é feita pela Estrada Turística (acesso pelo km 18 da Via Anhangüera). Prefeitura e governo do Estado estão fazendo estudos para reformar, em parceria, a estrada. O parque está aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks