NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Uma rica Ceia de Natal pagando à vista!
Por Prof PhD Marcos Crivelaro
A palavra "ceia" significa a última refeição do dia e possui uma conotação religiosa que lembra a última ceia de Jesus com os Apóstolos. No Brasil, os primeiros colonos difundiram as tradições religiosas e alimentares de Portugal comemorando a Ceia do Natal com pratos a base de bacalhau e doces. Mais do que fazer engordar na balança, uma ceia de Natal exagerada com alimentos e bebidas importadas pode pesar no bolso, estourando o orçamento e gerando dívidas logo no começo do ano seguinte. A substituição de alguns itens do cardápio pode render uma economia de até 50% porque nem sempre o mais caro é o melhor. A dica é pagar menos e à vista substituindo produtos tipicamente natalinos e champagnes por receitas adaptadas ao orçamento e ao gosto do brasileiro com preços mais acessíveis.
Planejamento: elabore uma lista dos produtos com o objetivo de evitar cair na tentação de comprar coisas de que não necessita. Aqueles que decidem somente quando já estão nos supermercados tendem a adquirir produtos a mais, principalmente nas tentadoras promoções. Aproveite para comprar os alimentos de marca própria dos supermercados que oferecem aos consumidores uma economiza de até 20%.
Pesquisa & Criatividade: é possível criar uma Ceia de Natal para cinco pessoas por menos de R$ 100. Pesquise no maior número de supermercados que puder e escolha aquele onde encontrar os produtos mais baratos. Os preços tendem a estar mais baixos no início de dezembro, época em que os empresários tentam atrair o consumidor para as compras de Natal. Quem tiver condições de cozinhar em casa, deve escolher essa opção no lugar de comprar pratos prontos, que normalmente são mais caros (e nem sempre tão gostosos!). Na ceia não podem faltar pratos decorados acompanhados de vinho branco (de preferência frisante, ou seja, gaseificado), arroz, pernil e lombo suíno, farofa, salada de maionese, castanha de caju, ameixa em calda, goiabada, bombons, pudim, pavê, torrone de amendoim e balas.
Presentes caseiros: uma bela mensagem, especialmente direcionada para o destinatário e escrita de próprio punho em um simples cartão de Natal, sempre emociona. Presentes caseiros custam menos, mas valem mais para quem recebe devido à dedicação envolvida. E dependendo da situação pode ser um presente personalizado e exclusivo. Deliciosos exemplos de presentes tipicamente nacionais: rosquinhas doces, cuzcuz e licores. Que tal uma cesta de frutas colorida com cerejas, pêssegos, ameixas, mangas, serigüela e caju? Para os supersticiosos é bom abusar em enfeites com lentilha e decorar tudo com uva, abacaxi e romã. E deixando a comida de lado outra ótima dica são as lembranças natalinas utilizando o artesanato: quadros, adornos, arte em palha, bonecos, porta-retrato e bijuterias.


Notícia Postada em 07/12/2007 por: Marcos Crivelaro

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks