NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Exercícios para começar bem o dia.
Comece bem o seu dia!!
PARA GUARDAR

De acordo com a professora de iyengar yoga, ashtanga yoga, alongamento consciente e fisioball, Jimena Marques, os exercícios abaixo são ideais para serem realizados, ao acordar ou no fim da tarde, para descansar e relaxar

1ª POSTURA
Siddhasana com almofada
Sentado sobre a almofada, permanecendo de olhos fechados e observando a respiração, é a postura ideal para a meditação. Se, no início, houver algum desconforto nas costas, você pode usar uma parede como apoio.
Benefícios: Com essa postura, você consegue o aquietamento da mente e, pouco a pouco, uma respiração lenta, profunda e completa. Esse é um momento para se observar internamente.
Tempo de permanência: 5 minutos. Mas com o tempo, você pode ir graduando até 10 ou 15 minutos.

2ª POSTURA
Adho Mukha Virasana
Para essa postura, é preciso afastar os joelhos um pouco além da largura dos quadris, mantendo os pés juntos, alongando os braços na frente da cabeça e descendo em direção ao chão. Se preferir, você pode apoiar a testa sobre um almofada. Conhecida como a postura da criança.
Benefícios: Acalma o coração e o sistema nervoso, relaxa as costas, alonga a coluna e alarga a musculatura do peito. Também alivia a tensão nas articulações dos quadris e na área das virilhas.
Tempo de permanência: 3 a 5 minutos.

3ª POSTURA
Adho Mukha Svanasana
Os pés devem ficar afastados na largura dos quadris, criando uma distância de cerca de um metro entre as mãos e os pés. Se não conseguir tocar os calcanhares no solo, você pode utilizar um acessório como apoio, como livros ou uma tábua. A testa também pode repousar sobre uma almofada. Essa é conhecida como a postura do cachorro olhando para baixo.
Benefícios: Essa postura acalma a mente, aumenta a quantidade de sangue na região do cérebro e ajuda a combater a depressão, pois aumenta a circulação também na região do peito.
Tempo de permanência: Você pode começar por 1 minuto e depois graduar para 2 a 3 minutos.

4ª POSTURA
Virasana
Sentar sobre uma ou duas almofadas, mantendo as costas eretas. Pessoas com graves lesões nos joelhos devem evitar essa postura. Boa também para a meditação.
Benefícios: Indicada para atletas e pessoas que passam muito tempo em pé ou caminhando. Melhora a respiração e a circulação, ajudando a aliviar a depressão e a fadiga. Boa para curar dores reumáticas nos joelhos.
Tempo de permanência: 30 segundos a 3 minutos.
Obs: Se os joelhos ficarem muito tensos, você pode separá-los um pouco. O iniciante não deve ficar mais de 1 minuto nessa postura.

5ª POSTURA
Uttanasana com a Cadeira
Postura em pé com flexão para frente. Os pés devem ficar paralelos e na largura dos quadris e a palma das mãos sobre a cadeira. Os iniciantes podem dobrar um pouco o joelho e ao invés das mãos, colocar os cotovelos, assim como colocar uma almofada sobre a cadeira.
Benefícios: É uma postura calmante, estabilizante e boa para o sistema nervoso. Ela favorece a circulação para o cérebro, energiza os pulmões e ajuda a aliviar a agitação.
Tempo de permanência: 1 a 2 minutos.

6ª POSTURA
Variação de Supta Padan Gusthasana I
Pé apontando para o teto, com os joelhos estendidos e com auxílio de uma corda ou cinto. O iniciante pode dobrar o joelho da perna que fica apoiada no chão, como mostra a foto, mas com a prática, o joelho pode ser estendido. O iniciante pode também dobrar um pouco a perna elevada.
Benefícios: essa postura diminui a rigidez na base das costas e na parte posterior das pernas. Diminui a rigidez também nas articulações dos quadris.
Tempo de permanência: de 1 a 2 minutos.

7ª POSTURA
Supta Padan Gusthasana II
É a continuação do exercício anterior, sendo que a perna elevada é conduzida para a lateral do corpo. Pode utilizar uma almofada, para apoiar a perna na lateral. O ideal é que, ao longo da prática, se conquiste o ângulo de 90 graus entre as pernas direita e esquerda. Observar o alinhamento dos ossos dos quadris, que devem estar paralelos ao teto.
Benefícios: Melhora a rigidez das articulações na região dos quadris, trabalha uma abertura pélvica, aliviando dores nas costas, e previne a osteoporose. Para as mulheres, serve também para aliviar as cólicas menstruais.
Tempo de permanência: 1 a 2 minutos.

8ª POSTURA
Savasana
Essa é uma postura em que é preciso se manter imóvel e que pode ser feita sem qualquer acessório. Mas também pode ser feita com o auxílio das almofadas, abaixo do joelho. Os pés e joelhos devem ficar relaxados, apontando para fora. Já os braços se mantêm ao longo do corpo, com as palmas das mãos viradas para cima.
Benefícios: Posição repousante, ideal para relaxar e acalmar o sistema nervoso simpático. Alivia a fadiga e a ansiedade, reestabelecendo o equilíbrio. Esse relaxamento consciente revirgora e refresca corpo e mente. A almofada alivia a tensão lombar.
Tempo de permanência: 5 a 15 minutos.

Notícia Postada em 16/04/2007 por: Fonte: (Lucinthya Gomes, espec

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks