NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Com agenda cheia e rotina puxada, crianças levam vida de adulto
Compromissos profissionais se somam à escola, ao esporte e ao lazer. Pais apoiam tanta responsabilidade desde cedo; especialista critica.
Falta idade e tamanho para tanta responsabilidade. Aos 12 anos, Victoria Soares Ramos tem que dividir seu tempo entre a escola, as aulas de dança, canto, judô, e o “cargo” de síndica mirim do prédio onde mora. Sobre os pequenos ombros, a tarefa de conciliar os interesses das crianças com os dos adultos no condomínio de três torres e 284 apartamentos na Zona Sul de São Paulo. Assim como Victoria, muitas crianças assumem atividades típicas de gente grande, criam agendas, compromissos, podendo, assim, diminuir o tempo do lazer.

Quem vê Victoria falando às vezes até esquece que ela tem pouco mais de uma década de vida. “Meu papel no prédio é levar ao síndico tudo o que as crianças querem. Agora queremos melhorar a brinquedoteca, colocar uma estante com livros para os adultos e brinquedos para nós, que somos maiores. Só tem brinquedo de bebê ali. Isso está sendo orçado”, diz Victoria, que volta a ser menina quando fala da alegria em ir ao show do Justin Bieber. O cantor tocou em São Paulo nos dias 8 e 9 e ela já estava com o ingresso em mãos.

Neste 12 de outubro, Dia das Crianças, a síndica mirim fará uma pausa em seus compromissos e passará o dia com os coleguinhas na casa de um amigo. Com a ajuda de duas “assistentes”, Victoria conta que convenceu o condomínio a colocar três bebedouros nos espaços de lazer. Os moradores mirins também ganharam balanço e gira-gira no parquinho porque brigaram por isso. “Mudou muita coisa aqui”, afirma a menina, que diz não precisar fazer reuniões de condomínio. “Quando a gente se encontra (no playground), faz a rodinha e vê tudo o que falta. Aí eu vou até a casa do síndico e falo com ele.”

A mãe da síndica mirim se derrama em elogios à filha, mas sabe que precisa de cautela. “A Victoria é muito destemida, despachada, gosta de liderar. Se a gente não cuidar, ela se excede”, revela a autônoma Bianca Soares Ramos, de 37 anos. “Às vezes, acho demais (ter tantas atividades). Ela dá conta, mas tenho medo de que ela não tenha os momentos de lazer”, completa. Por outro lado, Bianca vê aspectos positivos em deixar com Victoria tanta responsabilidade. “Ela começa a administrar suas coisas, como arrumar o quarto.”

Criança tem que brincar
Coordenador do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar, vinculado ao Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o médico Mauro Muszkat vê com ressalvas o fato de crianças terem agenda de adulto. “O lazer sem compromisso é muito importante para a criança. Algumas não têm maturidade para lidar com compromissos, agenda. O cérebro aprende a lidar com isso, mas gera um estresse.”

Segundo ele, “desde que as tarefas envolvam motivação e não haja exagero”, são bem-vindas. “É um aprendizado, desenvolve o senso de responsabilidade.” A pequena Ana Clara Coelho dos Santos, de 7 anos, tem uma rotina um tanto movimentada. Concilia a escola com o balé, a natação e o que mais gosta: as aulas de passarela. Em julho, foi coroada Mini Miss Brasil 2011.


Situações de estresse
O especialista critica o fato de Ana Clara dedicar parte de seu tempo a estar sempre bonita e pronta para um concurso de beleza ou desfile. “A beleza não é intrínseca à infância. É um valor introduzido pelos adultos.” O médico, que trabalha com neurodesenvolvimento infantil, recomenda que, até os 10 anos, as crianças não tenham mais do que três atividades em sua rotina para não cair em situações de estresse, como ansiedade e insônia.

Apesar das críticas, Muszkat defende a coerência. “Tudo é uma questão de intensidade, bom senso. É melhor que a criança faça atividades a ficar em frente à televisão o dia inteiro.” Definitivamente, as ginastas Ana Beatriz Martins Valença, de 9 anos, e Jackelyne Soares Gomes da Silva, de 10, não têm tempo sobrando para se esparramar no sofá e ver TV.

Sabem desde cedo o que é disciplina, rotina puxada e tomada de decisões. Mesmo novas, participam de competições de ginástica artística pelo Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Precisam dividir o dia entre a escola, os treinos, o lazer e o sono.

Jackelyne treina das 14h às 20h todo dia. Entre 7h e 11h30, vai à escola. No rápido intervalo, almoça em casa, em Itaquera, Zona Leste, e corre para o ginásio do clube, localizado nos Jardins. “Não é muito tempo. Eu gosto, dou conta”, afirma a atleta sobre as horas dedicadas ao esporte. “Depois, eu chego em casa, tomo banho, faço a lição e vou dormir às 22h.”


Notícia Postada em 12/10/2011

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks