NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Supermercados de SP dizem que 77% são contra uso de sacolas plásticas
Pesquisa encomendada pela Apas foi divulgada na tarde desta quinta-feira. Entrevistados são de Jundiaí, primeiro município onde ocorreu campanha.
Uma pesquisa encomendada pela Associação Paulista dos Supermercados (Apas) e realizada pelo Ibope Inteligência mostra que 77% dos consumidores são a favor de não utilizar as sacolas descartáveis, ou plásticas, nos estabelecimentos comerciais. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (13) em evento no Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul da capital paulista, com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

As 400 entrevistas para o estudo foram realizadas em setembro em Jundiaí, no interior de São Paulo. A Apas escolheu o município para implantar o projeto-piloto da campanha “Vamos Tirar o Planeta do Sufoco”, que tem o objetivo de substituir as sacolas descartáveis pelas reutilizáveis nos supermercados. O projeto começou em 30 de agosto de 2010. Segundo a Prefeitura de Jundiaí, 120 lojas aderiram à campanha, que retirou 22 milhões de sacolas plásticas por mês de circulação.
O governador de São Paulo disse que a campanha será estendida a partir de 25 de janeiro para todo o estado. “Acho que o ideal é o que está sendo feito. Não precisa uma lei para o estado inteiro, obrigando, mas o ideal é a gente ter uma participação consciente, cidadania. O governo vai criar condições para que isso possa se expandir mais rapidamente”, declarou Alckmin, durante o evento, no início desta tarde. Ele citou que está sendo estudada a possibilidade de tirar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as sacolas reutilizáveis durante um período para incentivar o uso delas.

Resultados do estudo
A pesquisa do Ibope entrevistou moradores acima de 18 anos que frequentam supermercados ou hipermercados. Ela mostrou que 77% dos entrevistados são a favor do modelo sem sacolas plásticas. Outros 62% declararam estar satisfeitos ou muito satisfeitos com a campanha para substituir as sacolas. Questionados se apoiariam o retorno das sacolas descartáveis, 73% se mostraram contrários à idéia.

Segundo o estudo, 93% dos entrevistados apoiam a expansão da campanha para todo o estado e 83% são favoráveis a que outros tipos de comércio substituam as sacolas. O Ibope mostrou que 89% deles passaram a usar sacolas reutilizáveis. Na ausência das sacolas descartáveis, 79% adotaram o uso de saco de lixo nas residências.

Em julho, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu, em caráter liminar, a lei municipal que veta a distribuição de sacolas plásticas aos consumidores por supermercados e outros estabelecimentos comerciais na capital paulista. A lei de nº 15.374, aprovada em 18 de maio de 2011, prevê um prazo até 31 de dezembro para os estabelecimentos comerciais se adequarem.


Notícia Postada em 13/10/2011

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks