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CET testa nova programação de semáforos para travessia de pedestre
Experiência é piloto nas ruas da capital paulista. Na cidade, 20 pessoas são atropeladas por dia.
Os pedestres têm 13 segundos para atravessar a Rua Geraldo Ataliba, no Itaim, na Zona Sul de São Paulo. O semáforo de pedestres foi reprogramado e está em testes, já que 20 pessoas são atropeladas por dia na capital. A Prefeitura quer reduzir essa estatística.

No cruzamento da Avenida Atlântica com a Rua Professor Papini, na Cidade Dutra, na Zona Sul, o verde para os pedestres fica aberto bastante tempo, mas quando o vermelho começa a piscar, começa a corrida. São apenas quatro segundos para percorrer 13 metros de faixa. Depois disso, o sinal fica vermelho de vez e os carros seguem adiante.

Na Avenida Senador Teotônio Vilela, próxima ao Terminal Varginha, na Zona Sul, a situação é ainda mais complicada, porque a faixa de pedestre tem 15 metros de extensão. Se alguém começa a fazer a travessia enquanto o sinal está verde e, de repente, o vermelho começa a piscar, só tem quatro segundos para terminar de atravessar.

"Os motoristas não esperam, eles vão embora. Abriu o sinal, eles vão, não têm respeito", afirma a pedagoga Klailce Santana.

Uma alternativa para tentar resolver esse problema está em testes no cruzamento da Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua Geraldo Ataliba. No momento em que os carros param, o semáforo para o pedestre fica verde. Quando o vermelho começa a piscar, as pessoas têm oito segundos para atravessar a faixa, praticamente o dobro do tempo em que o farol verde fica aberto.

No momento em que o pedestre pisa na faixa e o vermelho começa a piscar, ele tem tempo suficiente para fazer a travessia com certa tranquilidade. O problema, no entanto, é que os pedestres não foram avisados da mudança. “Acelerei o passo, quando, na verdade, era para fazer o contrário”, diz o projetista Rafael Feitosa.

Experimento
A ideia é que todo mundo só ponha o pé na faixa quando o semáforo estiver verde, exatamente como é hoje. A diferença é que, se o vermelho começar a piscar antes de o pedestre chegar do outro lado, não precisa sair correndo, porque dará tempo de completar a travessia. São cinco segundos de verde e oito de vermelho piscando.



Notícia Postada em 31/10/2011

 
 
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