NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
CET testa nova programação de semáforos para travessia de pedestre
Experiência é piloto nas ruas da capital paulista. Na cidade, 20 pessoas são atropeladas por dia.
Os pedestres têm 13 segundos para atravessar a Rua Geraldo Ataliba, no Itaim, na Zona Sul de São Paulo. O semáforo de pedestres foi reprogramado e está em testes, já que 20 pessoas são atropeladas por dia na capital. A Prefeitura quer reduzir essa estatística.

No cruzamento da Avenida Atlântica com a Rua Professor Papini, na Cidade Dutra, na Zona Sul, o verde para os pedestres fica aberto bastante tempo, mas quando o vermelho começa a piscar, começa a corrida. São apenas quatro segundos para percorrer 13 metros de faixa. Depois disso, o sinal fica vermelho de vez e os carros seguem adiante.

Na Avenida Senador Teotônio Vilela, próxima ao Terminal Varginha, na Zona Sul, a situação é ainda mais complicada, porque a faixa de pedestre tem 15 metros de extensão. Se alguém começa a fazer a travessia enquanto o sinal está verde e, de repente, o vermelho começa a piscar, só tem quatro segundos para terminar de atravessar.

"Os motoristas não esperam, eles vão embora. Abriu o sinal, eles vão, não têm respeito", afirma a pedagoga Klailce Santana.

Uma alternativa para tentar resolver esse problema está em testes no cruzamento da Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua Geraldo Ataliba. No momento em que os carros param, o semáforo para o pedestre fica verde. Quando o vermelho começa a piscar, as pessoas têm oito segundos para atravessar a faixa, praticamente o dobro do tempo em que o farol verde fica aberto.

No momento em que o pedestre pisa na faixa e o vermelho começa a piscar, ele tem tempo suficiente para fazer a travessia com certa tranquilidade. O problema, no entanto, é que os pedestres não foram avisados da mudança. “Acelerei o passo, quando, na verdade, era para fazer o contrário”, diz o projetista Rafael Feitosa.

Experimento
A ideia é que todo mundo só ponha o pé na faixa quando o semáforo estiver verde, exatamente como é hoje. A diferença é que, se o vermelho começar a piscar antes de o pedestre chegar do outro lado, não precisa sair correndo, porque dará tempo de completar a travessia. São cinco segundos de verde e oito de vermelho piscando.



Notícia Postada em 31/10/2011

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks