NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Reitoria da USP segue cercada pela PM nesta quarta-feira
Policiamento é feito para garantir que prédio não seja novamente ocupado. Cerca de 70 estudantes foram presos após reintegração de posse.
O prédio da reitoria da Universidade de São Paulo (USP) seguia com policiamento reforçado da Polícia Militar na manhã desta quarta-feira (9), um dia após a reintegração de posse que retirou estudantes que ocupavam o local. Por volta das 7h, dez carros da PM e três da Guarda Universitária estavam próximos à entrada do prédio pela qual os estudantes fizeram a invasão e foram retirados – além de um carro de uma equipe de segurança. Policias militares monitoravam também uma outra entrada do prédio.

O policiamento é feito para garantir a integridade do prédio e impedir que estudantes voltem a ocupá-lo. Na madrugada desta terça-feira (8), quando houve a reintegração de posse, 72 pessoas foram detidas - na maioria alunos. Destes, 63 estavam dentro do prédio quando a PM chegou. Eles passaram o dia no 91º Distrito Policial, pagaram fiança de R$ 545 e foram liberados após passarem por exame de corpo de delito, já na madrugada desta quarta.
Os estudantes foram indiciados por danos ao patrimônio público e desobediência à ordem de Justiça - que havia determinado a saída do prédio da reitoria até as 23h de segunda-feira (7).

Apesar de ter sido desocupado, o prédio da reitoria ainda não voltou a suas atividades normais. Nesta terça, foi feita a perícia, e ainda é necessário fazer a limpeza e reparar alguns danos. Paredes foram pichadas, móveis revirados e quebrados e havia muita sujeira dentro do prédio. Segundo a USP, os funcionários devem voltar a trabalhar no local apenas nesta quinta-feira (10). Por volta das 7h30 desta quarta, funcionários de uma empresa terceirizada aguardavam a ordem para iniciar a limpeza do prédio.

Greve geral
Em assembleia realizada na noite de terça, estudantes da USP decidiram entrar em greve geral a partir desta quarta. A medida foi tomada para protestar contra a presença da Polícia Militar na Cidade Universitária e a prisão dos alunos e servidores que ocupavam o prédio da reitoria desde 2 de novembro. O encontro foi convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A assembleia também decidiu que não haveria novas ocupações ou acampamentos no campus e que o convênio entre a USP e a Polícia Militar para a segurança da Cidade Universitária deve ser revogado. Também foi votado o apoio à liberdade imediata dos estudantes e servidores detidos nesta terça, sem que sofram nenhuma retaliação administrativa, e a saída do reitor da universidade, José Grandino Rodas.

Com a aprovação da assembleia geral dos estudantes da USP, agora cada faculdade realiza uma plenária para decidir como será a participação dos alunos. Eles podem realizar piquetes, manifestações ou simplesmente aderir à paralisação.

Uma nova assembleia geral foi marcada para a próxima quinta-feira (10). Ela será realizada no Largo do São Francisco, no Centro de São Paulo, onde está localizada a Faculdade de Direito da USP. Um ato dos estudantes foi marcado para as 14h e a assembleia acontece logo depois, às 16h.

Histórico
O estopim para a ocupação de 12 dias em prédios da USP começou no dia 27 de outubro, quando a Polícia Militar, em um patrulhamento pelo campus da Cidade Universitária, deteve três alunos com maconha. Houve protesto e, no mesmo dia, os universitários ocuparam a sede administrativa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Na noite do dia 1º de novembro, em assembleia, os estudantes decidiram desocupar o prédio da FFLCH, mas um grupo dissidente também fez uma votação e resolveu invadir o prédio da reitoria.

No dia 3, a Justiça autorizou a reintegração de posse do prédio da reitoria e deu 24 horas para os alunos saírem do local. Caso não cumprissem a ordem, a juíza que concedeu a liminar em favor da USP autorizou, "como medida extrema”, o uso de força policial. Representantes da reitoria, dos alunos e do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade de São Paulo (Sintusp) se reuniram para tentar chegar a um acordo, mas não houve avanços.

As principais reivindicações dos estudantes são a saída da PM do campus - o que implica acabar com o convênio firmado em setembro entre a corporação e a instituição para aumentar a segurança na Cidade Universitária-, e a revisão de processos administrativos e criminais abertos pela USP contra alunos e servidores.

Uma reunião com estudantes e representantes da universidade estabeleceu no dia 5 um prazo final para que os alunos deixassem a reitoria: 23h de segunda-feira (7). Na madrugada do dia 8, por volta de 5h, a PM cumpriu a reintegração de posse do prédio, em uma operação que contou com a Tropa de Choque e teve 73 jovens detidos – 63 deles estavam dentro do prédio quando os policiais entraram. Eles foram levados de ônibus para uma delegacia. A polícia disse que encontrou coquetéis molotov, caixas com morteiros e um galão com gasolina foram nas salas da reitoria.



Notícia Postada em 09/11/2011

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks