NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Defesa Civil lança Operação Verão 2011/2012 no estado
A ação envolve diferentes órgãos dos governos municipais e estaduais. Operação segue até o dia 31 do março.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) lança, nesta quinta-feira (01) a Operação Verão 2011/2012 em todo o Estado de São Paulo, com o objetivo de reduzir danos materiais. A ação, que se estende até o dia 31 de março do próximo ano, reúne diferentes órgãos dos governos estadual e municipal.

A estação de verão no Estado de São Paulo caracteriza-se por fortes chuvas, acompanhadas por raios e vendavais, o que tem causado, nos últimos anos, grandes prejuízos econômicos e sociais, principalmente em razão das inundações e escorregamentos, que provocam mortes, destruição e consideráveis danos.

Durante o período da Operação Verão, são deflagrados os Planos Preventivos de Defesa Civil, visando à otimização dos recursos humanos e materiais disponíveis e à antecipação das situações de risco. Para tanto, a CEDEC promove a articulação entre as secretarias integrantes do Sistema Estadual de Defesa Civil, os órgãos de atendimento emergencial, equipes municipais de Defesa Civil e a própria comunidade.

Esses planos, desenvolvidos ao longo do ano juntamente com os municípios, reforçam as ações de monitoramento meteorológico e pluviométrico e vistorias técnicas de campo para a retirada prévia de moradores de áreas de risco iminente.

Os PPDCs estão estruturados em quatro níveis (observação, atenção, alerta e alerta máximo), indicando, progressivamente, a possibilidade de ocorrência de escorregamentos. Para cada um deles, são previstos procedimentos operacionais preventivos. A análise integrada dos parâmetros (índices pluviométricos, previsão meteorológica e vistorias de campo) indica o nível do Plano Preventivo em que se encontra determinado município.

Os critérios técnicos para a mudança de nível, entrada e saída, são definidos pelo Instituto Geológico (IG), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente.Neste ano, foram implementados planos específicos para escorregamentos na Região Metropolitana de São Paulo e em Jundiaí. Ao todo, são nove PPDCs, abrangendo os 129 municípios mais vulneráveis do Estado, com vistas a escorregamentos e inundações: dois específicos para inundações (Vale do Ribeira e Região Metropolitana de São Paulo; com 55 municípios) e sete para escorregamentos (Serra do Mar, ABC, Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba e Jundiaí; com 113 municípios).
A Operação Verão é a conclusão de um trabalho de capacitação e treinamento realizado ao longo de todo o ano pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, com agentes das 15 regiões administrativas do Estado, para prevenir e minimizar as consequências típicas do período de chuvas que se aproxima.

Notícia Postada em 01/12/2011

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks