NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Sistema Anchieta-Imigrantes tem recorde de comboios em 2011
Ecovias aponta excesso de neblina para as 491 partidas. Operações foram mais constantes após engavetamento com cem veículos.
Sistema Anchieta-Imigrantes tem recorde de comboios em 2011
 PIRITUBA

O ano de 2011 vai ficar marcado para os motoristas que descem a serra em direção ao litoral de São Paulo. Nunca houve tantas operações comboio no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). Foram 491 partidas contabilizadas pela concessionária Ecovias ao longo do ano, mais que o dobro da média de 240 saídas em comboios verificadas nos úlimos 13 anos e 45,26% a mais que o antigo recorde de 1999, logo após a Ecovias assumir o sistema (338 operações).

A operação comboio é tida como um martírio para quem desce a serra, ainda que apontada pela concessionária como fundamental para a segurança dos motoristas. Na Imigrantes, por exemplo, os veículos são parados no pedágio para formar grupos que partem a cada 30 minutos, guiados por carros da Polícia Rodoviária e da Ecovias. Os 26 quilômetros seguintes, até o fim do trecho de serra, levam 58 minutos em média para serem percorridos – em dias normais são apenas 17 minutos. Isso ocorre porque no comboio a velocidade dos carros é de até 40 km/h, bem abaixo dos 120 km/h permitidos em boa parte do sistema.

Segundo a Ecovias, o motivo para o número surpreendente de operações comboio foi a maior ocorrência de neblina intensa no sistema. O comboio começa quando a visibilidade fica inferior a 100 metros.
A concessionária nega que as partidas do comboio tenham aumentado em resposta ao megaengavetamento ocorrido no dia 15 de setembro na pista sentido São Paulo, onde não são feitos comboios. O acidente envolveu 103 veículos e deixou um morto. A concessionária chegou a ser cobrada publicamente pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), que cogitou uma punição.

Alguns motoristas ficaram com a impressão de que o número de comboios explodiu sem necessidade. “Quando tinha acidente de manhã, eu ficava com a impressão de que tinha comboio até a noite, mesmo que não tivesse neblina nenhuma”, afirma Carolina Sessa, de 27 anos, que há cinco anos sobe e desce a serra todos os dias com ônibus fretado.

Aumento
Foi justamente a partir de setembro, mês do megaengaveamento, que o número de comboios disparou. Foram 364 partidas de comboio no último quadrimestre do ano, contra 117 no segundo e 10 no primeiro. No entanto, a maior ocorrência neste período não foi uma exclusividade de 2011. Desde 1999, o mês com mais neblina acontece no segundo semestre do ano, em especial no inverno.

Segundo Samantha Martins, meteorologista da Universidade de São Paulo (USP), o inverno favorece a neblina, porque há mais choques de massas de ar frio com ar quente e porque o solo frio pela manhã, em contato com o ar mais quente, também propicia o aumento da umidade.

Apesar disso, a estação do Instituto de Ciências Atmosféricas (IAG), da USP, detectou quantidade de neblina bem inferior em 2011 em relação aos anos anteriores, diferentemente do que aponta a Ecovias. Segundo o instituto, foram 71 dias de neblina no ano passado, bem menos do que os 100 dias de 2008 ou os 98 dias de 2007. A medida é apenas ilustrativa, pois a estação fica próxima do final da Imigrantes no trecho de planalto, a mais de 30 km da serra, onde a ocorrência de neblina é maior e onde são feitos os comboios.
A Ecovias afirma que são dez suas estações meteorológicas posicionadas em pontos onde a formação de neblina é mais frequente no SAI.

Mudanças
Após o megaengavetamento, a Ecovias realizou mudanças no funcionamento das rodovias. A velocidade máxima permitida caiu de 120 km/h para 100 km/h entre o km 39 e o km 56, exatamente no final do trecho de planalto e início do trecho de serra, e um radar foi instalado no km 41 da pista sentido São Paulo, exatamente onde ocorreu o engavetamento.


Notícia Postada em 23/01/2012

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks