NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Assembleia de SP cria comissão da verdade estadual
Grupo terá missão de auxiliar Comissão Nacional da Verdade. Meta é apurar violações aos direitos humanos no estado.
Assembleia de SP cria comissão da verdade estadual
 PIRITUBA

A Assembléia Legislativa de São Paulo formalizou a criação da Comissão da Verdade no Estado de São Paulo. A resolução foi publicada sábado (11) no Diário Oficial. Formada por cinco deputados estaduais, ainda não escolhidos, a comissão terá a missão de colaborar com a Comissão Nacional da Verdade - criada ano passado pela lei federal 12.528 - na apuração de violações de direitos humanos ocorridas no estado de São Paulo ou praticadas por agentes públicos estaduais.
O trabalho dos deputados estaduais paulistas deverá se restringir ao período entre 1964 e 1982. Assim como a comissão nacional, o grupo estadual terá prazo de dois anos para concluir seus trabalhos, mas o tempo poderá ser prorrogado. De acordo com o texto, assim como a comissão nacional, a comissão estadual poderá pedir proteção para testemunhas, requisitar documentos públicos e judiciais e promover parcerias com entidades e órgãos públicos para troca de informações.

Autor da resolução e presidente da comissão de direitos humanos da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Adriano Diogo (PT) afirma que uma reunião a ser convocada pelo presidente da Assembleia, Barros Munhoz (PSDB), vai definir os integrantes da comissão. Diogo afirma que o número de vagas de cada partido na comissão da verdade deverá obedecer ao tamanho das bancadas na Assembleia. De acordo com ele, a comissão paulista será subordinada à comissão nacional.

Diogo diz ainda que o foco principal da comissão estadual será a apuração dos casos envolvendo desaparecidos políticos e mortes até hoje sem explicação. O deputado quer apurar informações sobre a Chacina da Lapa, em 1976, e sobre as valas clandestinas em Perus e Vila Formosa.
Segundo o texto da resolução, a tarefa da comissão estadual paulista será ajudar sua congênere nacional a esclarecer casos de torturas, mortes, desaparecimentos forçados, ocultação de cadáveres e sua autoria. Também deverá identificar e tornar públicos as estruturas, locais, instituições e circunstâncias relacionadas à prática de violações de direitos humanos e suas eventuais ramificações nos diversos aparelhos estatais e na sociedade.

Outro item será encaminhar aos órgãos públicos competentes toda e qualquer informação obtida que possa auxiliar na localização e identificação de corpos e restos mortais de desaparecidos políticos. Também poderá colaborar com todas as instâncias do poder público para apuração de violação de direitos humanos e recomendar a adoção de medidas e políticas públicas para prevenir violação de direitos humanos, além de promover, com base nos informes obtidos, a reconstrução da história dos casos de graves violações de direitos humanos, bem como colaborar para que seja prestada assistência às vítimas.
"Temos de fazer a investigação em São Paulo de todo o processo de perseguição que houve dos governos estaduais da época do regime militar", afirma o deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL). De acordo com ele, haverá complementaridade entre o trabalho da comissão estadual e o da comissão nacional. "A conexão é tranquila. Uma vai complementar a outra. O objetivo das duas é o mesmo."


Notícia Postada em 14/02/2012

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks