NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Participantes de programa reduziram uso de crack em até 70%, diz Haddad
Número de pedras consumidas por usuário passou de 15 para cerca de 5. Programa Braços Abertos completa um mês no sábado.
A Prefeitura de São Paulo estima que dependentes de drogas participantes do Programa de Braços Abertos reduziram de 50% a 70% seu consumo de crack. A ação de auxílio a usuários da região conhecida como Cracolândia, no Centro da capital, completa um mês neste sábado (15).

De acordo com a Administração Municipal, o número de pedras consumidas por cada usuário passou de 10 a 15 para cerca de cinco. Um convênio com o governo estadual destinou 500 leitos para internação de viciados. Porém, até o momento, nenhum participante do programa se interessou por esse tipo de tratamento.

A tenda, que funciona atualmente até as 17h, receberá uma sala de estar com televisão para que os dependentes possam ter uma alternativa de lazer até por volta das 22h. “Existe ainda a reminiscência do chamado fluxo, sobretudo a partir do anoitecer, quando a presença pública diminui”, disse nesta sexta-feira (14) o prefeito Fernando Haddad (PT). “Nós vamos, em um primeiro momento, estender nossa presença até as 22h.”

O objetivo de ampliar a carga horária dos agentes de saúde é também se aproximar de usuários, que se reúnem na região no período noturno, para que eles possam se tornar novos participantes do programa. “Se conseguirmos tirar mais 40 do fluxo já seria uma vitória tremenda”, afirmou a secretária da Assistência Social do município, Luciana Temer.

De acordo com balanço da Prefeitura, 386 dependentes químicos foram cadastrados inicialmente. A estimativa é que 89% tenham trabalhado regularmente. Na última sexta-feira, 340 pessoas receberam pagamento por terem atuado na varrição das ruas do Centro. Porém, ainda não existe um balanço sobre o número de usuários que abandonaram definitivamente o programa. Pelo menos três deles foram levados pela família, segundo a secretária.

A Prefeitura faz atualmente um mapeamento da concentração de usuários em várias partes da cidade para poder adaptar o projeto. “As características da Luz não se vê em outras regiões. O que acontecia na Luz era um mercado livre de drogas. Havia o pressuposto de que havia um território livre”, disse Haddad. “Não é o que acontece em outras regiões da cidade. Há a concentração de usuário, mas não há um mercado. O tipo de tratamento que a gente vai dar em cada caso também terá que ser diferente.”

Segundo o prefeito, a possibilidade de outros municípios contarem igualmente com a ajuda do governo federal, como já foi sinalizado, para criar programas semelhantes é bastante positiva. “Isso para nós da região metropolitana é fundamental, porque vai impedir que as pessoas venham para cá”, observou.

O prefeito aproveitou para minimizar o mal estar provocado por uma operação do Denarc, que terminou com vários detidos. “[A ação do Denarc] é um episódio superado. O governo do estado e nós sentamos e restabelecemos o protocolo inicial e efetivamente não houve prejuízo”, disse.


Notícia Postada em 14/02/2014

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks