NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Mesmo com chuvas, Cantareira chega ao menor nível da história
Índice atingiu 15,7% nesta quarta-feira (12). Chuva de 15,6 milímetros não foi suficiente para manter volume do Sistema.
Mesmo com chuvas, Cantareira chega ao menor nível da história PIRITUBA

O volume acumulado de água nos reservatórios do Sistema Cantareira caiu novamente nesta quarta-feira (12) e chegou ao menor nível da história. Mesmo com as chuvas desta terça-feira (11), o índice baixou e chegou a 15,7%. Antes, menores marcas haviam sido registradas nos dias 7 e 11 de março, com 15,8%.

Na terça, choveu 15,6 milímetros na região dos reservatórios do Cantareira, o que não foi suficiente para manter o volume de água do sistema.

Segundo o meteorologista Luiz Ladeia, do Instituto Nacional de Meteorologia (InMet), a previsão para os próximos dias no Sul de Minas, onde ficam os reservatórios, é de pancadas de chuva fraca durante o período da tarde. "Vai chover, mas não é muita água ainda não. Há uma tendência de pancadas de chuva, mas não vai resolver a situação. Vai dar uma amenizada, mas não vai resolver", disse Luiz.

O Sistema Cantareira acumula uma sequência de recordes negativos desde 3 de fevereiro, quando atingiu 21,7%. Na ocasião, a Sabesp informou que o índice era o pior em 10 anos e decidiu oferecer desconto para economia de água.


Cantareira deixará de abastecer 3 milhões de pessoas
O governo de São Paulo anunciou na terça-feira (11) que ampliará para 3 milhões o número de habitantes da região metropolitana que deixarão de receber água do Sistema Cantareira até o mês de abril. Bombas estão sendo adaptadas para levar água do sistema Guarapiranga, na Zona Sul da capital paulista, também para a região dos Jardins, Brooklin e Itaim Bibi. Antes dos anúncios, o sistema Cantareira abastecia 8,45 milhões de pessoas em municípios atendidos pela Sabesp.

“Essa transferência para cobrir a região abastecida pelo Cantareira vai aumentar. Em abril, ficam prontas mais obras, bombas. A gente vai reduzindo a retirada de água do Cantareira à medida que Guarapiranga e outros sistemas entram na integração do sistema”, disse o governador Geraldo Alckmin, graças a uma economia de, no mínimo, 20% no consumo de água.

Na segunda-feira (10), o volume de água retirado do Sistema Cantareira foi reduzido de 33 metros cúbicos por segundo para 27.9 metros cúbicos por segundo. A medida também é para diminuir as quedas constantes no nível do reservatório e foi uma recomendação da Agência Nacional de Águas (ANA).

Saiba como economizar
Para economizar, a Sabesp recomenda que o consumidor adote algumas atitudes diárias.

Veja abaixo:

- tome banhos rápidos e feche a torneira ao ensaboar;
- lave a louça de uma vez e feche a torneira ao ensaboar;
- não lave a calçada e o quintal, use a vassoura;
- ao lavar o carro, use um balde;
- acumule roupas para lavar na máquina de uma vez só;
- deixe a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer barba.

Outro fator que colabora para o desperdício de água são os vazamentos. A Sabesp disponibiliza um curso gratuito que ensina práticas simples para identificar possíveis problemas em instalações hidráulicas. O programa é aberto ao público em geral e é ministrado nos períodos da manhã e tarde.

Os participantes recebem uma cartilha explicativa ilustrada e um certificado de conclusão. Quem se interessar deve procurar a regional da Sabesp mais próxima de sua residência.


Notícia Postada em 12/03/2014

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks