NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Procurador contesta 70 candidaturas com base na lei da Ficha Limpa em SP
Impugnações ainda serão julgadas pela Justiça Eleitoral. PRE analisou 3.600 candidaturas e contestou 1.913 nomes.
A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo apresentou à Justiça Eleitoral 70 pedidos de impugnação de candidatos às eleições de outubro de 2014 enquadrados pela Lei da Ficha Limpa. Balanço divulgado nesta terça-feira (5) revela que a PRE analisou 3.600 candidaturas no estado de São Paulo e encontrou 3.416 irregularidades, que geraram 1.913 pedidos de impugnação.

Os pedidos de impugnação devem ser julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) até o fim de agosto.
"Nós detectamos três grandes categorias de inelegibilidade: a primeira delas é a rejeição de contas pelos Tribunais de Contas. A segunda são condenações por improbidade administrativa, que geraram dano ao erário publico ou enriquecimento ilícito. Essas condenações são dos Tribunais de Justiça. E, finalmente, crimes. E aí, são diversos", afirmou o procurador regional eleitoral André de Carvalho Ramos.

O procurador afirmou que a lei da ficha limpa, aprovada em 2010, deverá ter reflexos sobre a gestão pública no Brasil. "Realmente há uma melhoria porque as principais hipóteses da lei da ficha limpa que têm apresentado sua efetividade dizem respeito ao tratamento inadequado da gestão pública" afirmou.

Ele explicou que rejeição de contas, por exemplo, são determinadas por irregularidades insanáveis constatadas no mandato anterior do candidato. "Fica muito claro, para mim pelo menos, que não se trata de um erro contábil. [São casos como] dispensa de licitação, contratação sem concurso público, nepotismo, violação da lei de responsabilidade fiscal, total desconsideração com a probidade administrativa. Só esses casos geram inelegibilidade. Esses casos que analisamos, em que a jusrisprudência já se consolidou, tratam de subsídios acima do permitido, ou seja, do gestor público para si mesmo, ofensa à lei de licitação. A segunda categoria é improbidade. Improbidade vale para casos como superfaturamento [que geram enriquecimento para o proprio gestor ou para terceiros]", disse o procurador.

A maior parte das irregularidades encontradas pela PRE são burocráticas, como ausência de dados e documentos.

"A partir da defesa dos candidatos, o caso estará em julgamento e é o TRE que dá a palavra definitiva aqui no Estado de São Paulo", disse o procurador. Ele não quis falar sobre casos específicos para não "fulanizar" o debate.

A lei prevê que o candidato impugnado pelo TRE ainda pode recorrer a tribunais superiores e manter sua campanha, mas sua candidatura será mantida sub judicie. "Efetivamente é possível que até a data das eleições o recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não tenha sido julgado ainda", afirmou.


Notícia Postada em 05/08/2014

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks