NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Sabesp estuda usar tubulação aérea para evitar perdas na rede de água
Informação é de gestor de programa de uso racional da água da companhia. Projeto foi citado como alternativa para combate a vazamentos em SP.
A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) estuda implantar tubulações aéreas em regiões de grande concentração urbana de São Paulo para facilitar o combate de vazamentos e perdas na rede de distribuição de água tratada. A informação foi divulgada pelo gestor do programa de uso racional da água da empresa, Ricardo Chaim, nesta terça-feira (10), ao comentar as alternativas para a manutenção de canos subterrâneos.

“Na região da Avenida Paulista, por exemplo, a rede é extremamente antiga. Existe a possibilidade de fazer redes aéreas nos grandes centros. É muito mais rápido e prático porque o vazamento está no nosso olho, na superfície”, afirmou Chaim em evento sobre recursos hídricos realizado por uma fabricante de metais sanitários na capital paulista.

Um relatório divulgado pelo Ministério das Cidades apontou que a perda de água nos serviços de abastecimento na região atendida pela Sabesp foi de 32,8% em 2013, último balanço disponível. O percentual é superior ao divulgado pela companhia, que foi de 31,2%., mas a empresa alega que o mecanismo de cálculo nos relatórios é diferente.

Segundo Ricardo Chaim, a Sabesp encontra cerca de 1 mil vazamentos por dia na capital. “O que foi feito foi um estudo de alternativas para remanejamento de rede em grandes centros, e entre as alternativas apresentadas, está a tubulação aérea. O que tem é isso. Isso ainda não avançou muito, mas não sei os motivos”, afirmou.

Risco
Especialistas presentes no mesmo evento defenderam que a medida não é a mais adequada para controle de perdas na distribuição. O diretor-técnico do programa Tratamento de Água, Eduardo Pacheco, explicou que o risco é maior na comparação com a rede subterrânea. “Eu não gosto da ideia, acho que fica muito exposto a acidentes e facilita o tal do gato, com uma perfuração para pegar água”, afirmou.

“Eu nunca ouvi falar de algo assim, mas penso que vai ser uma besteira. Nós estamos querendo aterrar os fios que estão aéreos nos postes, e colocar água para cima ficaria horrível. Eu sou contra”, disse Plínio Tomaz, relator da Câmara Técnica de Macrodrenagem e Enchentes da Região Metropolitana de São Paulo e diretor-presidente da Agência Reguladora de Saneamento Básico de Guarulhos.

Plínio Tomaz sugere a substituição de trechos com falhas na tubulação como medida para evitar perdas.


Notícia Postada em 10/02/2015

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks