NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Prefeitura de SP planta árvores no asfalto para escapar de calçada e fios
Plantio começou pela Zona Leste da capital e foi criticado por especialista. Prefeito afirma que objetivo é aumentar arborização em vias públicas.
Prefeitura de SP planta árvores no asfalto para escapar de calçada e fios PIRITUBA

Um projeto piloto da Prefeitura de São Paulo com o plantio de árvores no asfalto de ruas da capital tem dividido opiniões de moradores da Zona Leste e é alvo de críticas de especialistas em transporte. O prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou que a medida é uma alternativa para ampliar a arborização sem afetar a circulação de pedestres na calçada e também a fiação.

"A cidade de São Paulo tem 1 milhão de árvores a menos em vias públicas. O nosso objetivo com essa iniciativa é buscar alternativas de plantio que levem em conta as calçadas estreitas e os fios são aéreos", disse Haddad nesta quarta-feira (11) durante visita ao local que iniciou o projeto piloto.

As 61 mudas foram plantadas em um buraco aberto direto no asfalto e sem a implantação de canteiros. O primeiro teste está sendo feito no bairro Cidade Patriarca, para dividir as duas mãos da Avenida Patrocínio Paulista. Apenas uma pintura no piso faz a sinalização das árvores.

O corretor de seguros Edson Negrini está preocupado com o risco de as árvores atingirem algum carro durante uma chuva forte ou com a possibilidade de infiltração no asfalto.

"A infiltração das raízes pode afetar o sistema de esgoto, esse asfalto pode rachar com o decorrer do tempo, com o aumento da árvore", afirmou. "Hoje não, mas daqui uns dois, três anos, vai ficar bonito", disse o comerciante Francisco de Sousa.

A Secretaria Municipal do Verde informou que a escolha do tipo de mudas plantadas foi feita com a ajuda de agrônomos, que indicaram o uso de ipê amarelos para o projeto. A espécie tem raízes que crescem para baixo, e não para os lados, além do tronco atingir no máximo 60 centímetros de diâmetro.

Já o engenheiro e especialista em transporte Jaime Waisman fez críticas e apontou falhas na proposta da Prefeitura. "Não é uma boa prática de engenharia porque o correto é você ter um canteiro central com guia e de tal forma que esse canteiro central fique mais elevado em relação a via, ao pavimento", afirmou.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), "qualquer obstáculo à livre circulação e à segurança de veículos e pedestres, tanto na via quanto na calçada, caso não possa ser retirado, deve ser devida e imediatamente sinalizado".

O CTB define que um canteiro central, construído como obstáculo físico para separar duas pistas de rolamento, pode eventualmente ser substituído por marcas viárias (canteiro fictício).


Notícia Postada em 11/03/2015

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks