NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Cidade digital usa web para atendimento ágil
Evento em SP mostra recursos para acesso sem fio à web. Tecnologia ajuda no atendimento médico e no pagamento de transporte público.
Cidade digital usa web para atendimento ágil PIRITUBA

Na pracinha, há acesso sem fio à internet e orelhões com tecnologia VoIP (voz sobre IP). No Tribunal de Justiça, todos os processos são digitalizados e podem ser consultados via internet. Na escola, uma lousa inteligente exibe documentos do computador. Nos ônibus, as passagens são pagas com o telefone celular. E no hospital, os médicos já sabem qual o problema do paciente antes mesmo de ele desembarcar da ambulância. Esse é o cenário da Cidade Digital, uma montagem cenográfica de 150 m2 exibida nesta semana, em São Paulo, no Congresso de Informática e Inovação na Gestão Pública (Conip).

Toda a Cidade Digital tem conexão sem fio (wireless), um benefício que pode ser usado pelas empresas e também pelos habitantes da região, que acessam a internet na pracinha, por exemplo -- esse é o caso da boneca usada na montagem cenográfica, que “utiliza” um laptop. A praça, localizada fica no centro da cidade, também tem telefones que utilizam a tecnologia de voz sobre IP (VoIP), uma alternativa para o barateamento das contas de telefone. No Conip, essas duas tecnologias foram representadas pela empresa Cisco.

Saúde

Numa cidade que oferece tecnologia de conexão sem fio, os usuários podem enviar e receber dados digitais quando estão em movimento. Por isso, afirma a Cisco, uma câmera digital instalada dentro de uma ambulância poderia transmitir para o hospital as imagens de um paciente -- assim, quando o veículo chegasse à instituição, o médico já poderia ter feito um diagnóstico prévio da situação. Além disso, os profissionais dentro da ambulância poderiam acessar aplicações para saber quais as vias com tráfego menos intenso, o que poderia reduzir consideravelmente o tempo de viagem.



Escola

Na escola ideal desse cenário futurístico, o professor e os alunos podem utilizar computadores portáteis em sala de aula, e a conexão à internet dispensa fios. Nesse ambiente, também será utilizada uma lousa inteligente -- no evento de São Paulo, a alternativa apresentada foi o produto da Hetchtech, exibido na foto. Esse painel interativo exibe através de um projetor os arquivos armazenados em um computador, que podem ser modificados na própria lousa, durante a aula.

Para fazer alterações na lousa, o professor deve utilizar uma caneta especial que também têm botões de comando. Ao clicar num deles, por exemplo, o painel exibe uma paleta de interatividade (ícone redondo, na imagem), que permite a seleção de caneta marca-texto, caixa de texto e borracha. O software da lousa também tem galeria de imagens, zoom e teclado virtual, entre outras funções.



Transporte

Uma aplicação já disponível na França permite que os usuários paguem as passagens do transporte público com o telefone celular -- para isso, basta aproximar o aparelho do dispositivo de cobrança. Esses “bilhetes únicos” acoplados aos telefones portáteis podem fazer a cobrança utilizando os créditos do telefone ou realizando débitos na conta bancária dos usuários. De acordo com a empresa Gemalto, que exibiu essa alternativa durante o Conip, essa cobrança depende dos cartões SIM dos telefones celulares e, por isso, só pode ser feita nos aparelhos com tecnologia GSM.


Notícia Postada em 30/05/2007

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks