NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Morria de medo do Kadhafi - diz líbio que fugiu do país para o Brasil
Mohamed El Zwei, 50, mora no Brasil há 24 anos e diz ter fugido do ditador. Para ele, Líbia agora será livre, mas Kadhafi devia ter sido preso e julgado.
Os olhos do empresário Mohamed El Zwei, de 50 anos, se enchem d'água quando ele é questionado sobre as imagens mostrando a morte do líbio Muammar Kadhafi. Fugido do país africano quando tinha 26 anos por não ver, segundo ele, um futuro próspero em meio ao regime nada democrático, El Zwei diz jamais ter suportado a imagem do ditador. “Eu morria de medo do Kadhafi”, revela o empresário, que veio para o Brasil há 24 anos e hoje mora em São Paulo.

“Por religião, fomos ensinados que não podemos ficar felizes com a morte de ninguém, mesmo que seja um inimigo. Fico feliz pela liberdade da Líbia, não pela morte do Kadhafi”, diz o muçulmano El Zwei, justificando ter ficado emocionado.

Mas ele diz não guardar boas lembranças do ditador. “O principal motivo que me fez vir para cá foi o Kadhafi. Ele tratava a gente mal. Eu era jovem e achava que a Líbia não era um bom país para mim porque faltava liberdade e democracia”, conta El Zwei.

O empresário se mostra esperançoso quanto ao futuro do país africano a partir de agora. “Acho que a Líbia vai ter progresso, democracia, vai estar no caminho certo.” El Zwei elogia também o trabalho do Conselho Nacional de Transição (CNT), o governo provisório instituído no país. “Acho o conselho excelente porque estão planejando que a Líbia seja um país democrático, (governado) pelo voto. Isso é uma novidade.”

Kadhafi na escola
El Zwei nasceu em Benghazi, no leste do país. Foi lá onde começaram as primeiras manifestações de protesto ao governo do ditador em fevereiro deste ano. O empresário, que deixou a mãe e os seis irmãos na cidade natal, diz que acompanhou as notícias da guerra com “apreensão” e afirma com alívio não ter tido nenhum parente ferido.

A primeira e única vez que viu Kadhafi de perto foi quando tinha uns 16 anos. “Ele foi visitar nossa escola. Não falei com ele. Morria de medo do Kadhafi”, afirma o muçulmano, que torcia por um outro futuro para o ditador. “Ele tinha que ter sido julgado, mas um julgamento em que não tinha outra saída, e sim a pena de morte. A forma como ele morreu foi muito forte. Na hora do nervosismo, acontece qualquer coisa.”

Vinda para o Brasil
El Zwei conta rindo que veio parar no Brasil “por acaso”. Não conhecia o país, o idioma, a moeda, mas sabia que era fácil cruzar o Atlântico e desembarcar nos trópicos. Hoje, ele tem a cidadania brasileira. “Eu queria o visto para os Estados Unidos, mas demorava 60 dias. Aí ouvi dizer que para o Brasil levava apenas 48 horas.” Por causa do trabalho – ele abriu uma empresa de comércio exterior e diz ter negócio com os líbios –, o muçulmano vai ao país de origem várias vezes por ano, mas afirma que não trocaria o Brasil pela Líbia. “Faria isso (a escolha) mil vezes.”

A primeira cidade escolhida como moradia no país foi o Rio de Janeiro. Pouco depois, mudou-se para São Paulo. Hoje, é casado com uma brasileira e tem dois filhos, um adolescente de 14 anos e outro menino de 7. Para estreitar os laços afetivos e os negócios com os líbios, El Zwei e um grupo de amigos criaram a Associação de Amizade e Cooperação Brasil Líbia. “Como sou líbio de raiz e brasileiro de coração, se os países não tivessem boas relações eu sairia daqui. Quero que meus filhos amem a Líbia como amam o Brasil.”


Notícia Postada em 21/10/2011

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks