NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIOS
Cadastre-se   
Notcias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Poltica de Privacidade   
Links teis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotrico   
Jogos Online   
Culinria   
   O BAIRRO
Pirituba News   
Histria do bairro   
Parques   
Reparties   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancria   
Bairros de Pirituba   
Postos de Sade   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estao Pirituba   
Itinerrios de nibus   
   NOTCIAS
Colunas   
Notcias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
ltimas Notcias   
Vida Digital   
Finanas Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
Untitled Document
::: Histórico de Pirituba
 
Conheça o histórico do distrito de Pirituba/Jaraguá

O bairro de Pirituba deve sua origem no século XIX, à existência de grandes fazendas de café, sendo os principais - a fazenda Barreto, de propriedade do médico paulistano Luiz Pereira Barreto, a Fazenda do brigadeiro Tobias e a Fazenda Jaraguá. Com grande influência política dos fazendeiros e a grande
importância do café, construíram a estação para receber os carregamentos de café que se destinavam ao porto de Santos. O nome da estação foi dada de Pirituba, o resultado do nome de "Piri", que significa vegetação de brejo e com o aumentativo "Tuba", que na língua tupi significa" muito".

Com a deslocação do café para a zona paulista, ocorreu a decadência das Fazendas. Com a morte do seu proprietário em 1922, a Fazenda Barreto foi partilhada entre seus herdeiros, nesse ano foi loteada uma partilha da Fazenda e em 1926, foi loteada uma segunda partilha. Essas duas vilas, somadas ao núcleo inicial que se desenvolveu ao lado da estação, vieram a se constituir no núcleo principal de desenvolvimento do bairro e no seu centro geo - econômico.

Posteriormente , outras partes da Fazenda Barreto foram loteadas dando lugar a formação de novas vilas, como a Vila Bonilha, Vila Zatt, Vila Maria Trindade, Vila Mirante e Jardim São José. A Fazenda do Brigadeiro Tobias foi adquirida em grande parte pelo frigorífico Armour do Brasil que as arrecadou, antes da segunda guerra mundial, a colonos japoneses e, após aquela, utilizou-as para a plantação de eucaliptos, destinados ao consumo de suas caldeiras.

Com uma população de aproximadamente 400 mil habitantes, Pirituba é um dos bairros mais populosos de São Paulo. Ocupa uma área de 31,84 km² e está localizado na zona Norte a 13 km da Praça da Sé. O território de Pirituba limita-se ao sul com as margens do Rio Tietê, ao norte com Jaraguá e Perus, a leste com o distrito da Freguesia do Ó e a oeste com a Via Anhangüera.

 
Leia Mais
 

Pico do Jaraguá ainda guarda tesouros

 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks