NAVEGUE
HOME   
GUIA COMERCIAL   
CLASSIFICADOS   
   SERVIÇOS
Cadastre-se   
Notícias   
Fale Conosco   
Utilidades   
Termos de Uso   
Anuncie aqui!   
Login Vip   
Política de Privacidade   
Links Úteis   
   ENTRETENIMENTO
Mural de Recados   
Dicas   
Enquetes   
Dicas de Filmes   
Bate-Papo   
Canal esotérico   
Jogos Online   
Culinária   
   O BAIRRO
Pirituba News   
História do bairro   
Parques   
Repartições   
Igrejas e Entidades   
Rede Bancária   
Bairros de Pirituba   
Postos de Saúde   
Hospitais   
Terminal Pirituba   
Estação Pirituba   
Itinerários de Ônibus   
   NOTÍCIAS
Colunas   
Notícias da Cidade   
Brasil   
Mundo   
Últimas Notícias   
Vida Digital   
Finanças Pessoais   
RECEBA NOVIDADES
.:: Guia de Pirituba - Pirituba em um clique! ::.
Nome:
Email:
PARCEIROS
DM Arts Networks
::: Confira também: Guia Comercial
Prefeitura de SP suspende obra de túnel que liga Zona Sul à Imigrantes
Duplicação da Av. Chucri Zaidan e parque linear serão prioridades. Túnel de 2,4 km está previsto na Operação Urbana Água Espraiada.
A Prefeitura de São Paulo suspendeu a construção do túnel que ligará a Avenida Jornalista Roberto Marinho à Rodovia dos Imigrantes. O túnel, de 2.350 metros, faz parte da Operação Urbana Água Espraiada. Em nota, a administração municipal informou que a suspensão da obra foi tomada após audiência pública. "A duplicação da Avenida Chucri Zaidan, a construção de habitação de interesse social e a implantação do parque linear passaram a ter prioridade em relação ao túnel", diz o texto.

A Prefeitura não informou se a suspensão é temporária nem o que será feito dos contratos já assinados. A administração limitou-se a dizer que houve "uma inversão do processo referente à Operação Urbana Água Espraiada". A administração não quis informar o valor dos contratos assinados nem quanto isso será economizado no orçamento deste ano e nos próximos.

A suspensão da obra pelo prefeito Fernando Haddad (PT) era uma das ações de destaque do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD). Kassab chegou a mudar o projeto que previa uma extensão de 400 metros para o atual, de mais de 2 km. Para isso, mobilizou na época vereadores para aprovar a modificação na Câmara, em 2011.

O Estudo de Impacto Ambiental previa o prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho junto à Avenida Doutor Lino de Moraes Leme, percorrendo cerca de 750 metros por duas pistas a céu aberto até chegar aos túneis, localizados na Rua Wilson Pereira de Almeida. Eles iriam desembocar após a Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, onde seguirão novamente a céu aberto, com acessos à Rodovia dos Imigrantes.

O Estudo de Impacto Ambiental previa o prolongamento da Avenida Jornalista Roberto Marinho junto à Avenida Doutor Lino de Moraes Leme, percorrendo cerca de 750 metros por duas pistas a céu aberto até chegar aos túneis, localizados na Rua Wilson Pereira de Almeida. Eles iriam desembocar após a Avenida Engenheiro Armando de Arruda Pereira, onde seguirão novamente a céu aberto, com acessos à Rodovia dos Imigrantes.

Uma das polêmicas em relação à construção do túnel é o número de desapropriações necessárias. O estudo de impacto ambiental estipula em 28 mil o número de moradores que terão de deixar suas casas. Seriam atingidas casas, torres residenciais e pelo menos 12 favelas.

Em fevereiro do ano passado, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente assinou a Licença Ambiental Prévia (LAP), que estabelece requisitos básicos do que deve ser atendido no projeto e orienta o desenvolvimento do projeto executivo.

A discussão sobre a aprovação da licença se arrastou desde agosto de 2009, quando o EIA-RIMA chegou à Secretaria do Verde. Audiências públicas foram realizadas, mas mudanças feitas pela própria Prefeitura no projeto de lei travaram o licenciamento. A criação do túnel é prevista desde 2001 como parte da Operação Urbana Água Espraiada, que prevê uma série de intervenções no uso do solo e viárias em bairros como Brooklin e Morumbi.

A Operação Urbana Água Espraias prevê também a construção de um parque linear de 600 mil metros quadrados. Segundo a Secretaria do Verde, o aspecto “mais importante” do projeto é a consutrução de “moradias seguras” para mais de 8 mil famílias que estão atualmente em áreas de risco sobre a várzea e sobre o Córrego Água Espraiada. Procurada nesta sexta-feira, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras não informa os prazos com que trabalha para a construção do túnel.


Notícia Postada em 03/07/2013

 
 
ANUNCIANTES
COPYRIGHT © 2006 - Guia de Pirituba- Todos os direitos reservados Produzido por: DM Arts Networks